Além disso, certamente irá desbalancear toda a cadeia de suprimentos, pois time de planejamento irá trabalhar com número não confiáveis e a "bola de neve" do problema só irá crescer com o tempo.
Mesmo com todo esse cenário, é comum encontrarmos nos dias atuais empresas que não dão a devida importância para esse tema (seja por estratégia ou até mesmo por conhecimento). E o que devemos fazer para mudar essa cultura em uma organização? Qual a melhor forma de gestão?
Na minha opinião não existe fórmula mágica. A chave do sucesso é ter pessoas capacitadas, processo claro e definido, auditorias, ferramentas de rotina, sistema para minimizar trabalhos manuais e principalmente DISCIPLINA de todos os envolvidos.
Abaixo algumas práticas que podem ajudar na gestão desse tema. Vou colocar baseado no "tripé": pessoas, processos e sistema.
1) Pessoas
- Realize capacitação de todos os níveis para que todos sejam "donos" (engajamento funcionários);
- Se possível, adicione em seu quadro recursos dedicados para realização da gestão ou crie uma área para prevenção de perdas. Vale reforçar que os recursos são para ajudar a monitorar a disciplina e auditar as ferramentas / processos (não substitui a responsabilidade de cada funcionário);
- Crie canal de comunicação e lance campanhas de cultura para alavancar disciplina / engajamento;
- Crie uma rotina diária / semanal / mensal para a equipe;
- Implemente a contagem cíclica;
- Faça batimento do estoque contábil vs físico diariamente;
- Conte top 10 itens com divergências;
- Mapeie principais processos de entrada e saída do produto;
- Aplique ferramentas de melhoria contínua para identificação das principais causas (ex: espinha de peixe, 5 porquês, entre outros);
- Faça auditorias contantes das ferramentas e processos para verificar a sustentabilidade das ferramentas;
3) Sistema
- Crie relatórios no ERP;
- Revise todos os cadastros dos produtos e verifique unidades de conversão;
- Caso tenha capital disponível, invista em um WMS (sistema de gerenciamento de armazém);
Obrigado
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